segunda-feira, 27 de julho de 2009

A Maçã e o Potássio

» Essa deliciosa fruta é uma magnífica fonte de potássio elemento que representa para os tecidos moles do corpo o mesmo que o cálcio significa para os ossos e cartilhagens.

Trata-se do mineral da juventude – sem o potássio,aliás, não haveria vida na face da Terra – que garante a flexibilidade e elasticidade das artérias, atuando também,decisivamente,na renovação das células e no processos de limpeza das artérias.

Se o potássio é fonte de vida,naturalmente sua carência resulta em gravíssimos problemas. A pele e o Tônus muscular são afetados quase de imediato, o mesmo ocorrendo internamente, Pois as vísceras e os outros órgãos se tornam flácidos,dificultando sua fixação na estrutura corporal.

O rosto funciona como uma espécie de espelho da deficiência potássica.Rugas costuman tomar o rosto e o pescoço, acontecendo também o fenômeno popularmente denominado de “Olhos Caídos” : a pele em volta dos olhos torna-se flácida,num processo que compreende o colapso progressivo das pálpebras. Curiosamente, muitas das pessoas que recorrem á cirurgia Plástica para corrigir um problema de flacidez na pele abaixo dos olhos podem , na verdade , estar sofrendo de uma carência de potássio. O fato é que, se uma determinada pessoa não ingere diariamente a quantidade necessária deste elemento , pode sofrer as consequências que acabamos de descrever, o que na prática resultará também no envelhecimento e senilidade precoces, entre outros males. Pesquisas indicam, igualmente, que distúrbios de crescimento também envolvem a carência de potássio por ter este elemento um papel fundamental no crescimento , renovação e flexibilidade dos tecidos.

Nesse sentido, por agir diretamente nas partes moles de nosso corpo – em contraposição á ação do cálcio, que é o fortalecedor dos ossos – é natural que uma dieta baixa em potássio acarrete problemas musculares , as cãibras incluindo-se entre os mais comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário