segunda-feira, 20 de julho de 2009

O que é o vinagre?

»O vinagre é o líquido resultante de fermentação acética do vinho,de outras bebidas moderadamente alcoólicas e de alguns cereais e frutas, como a maçã. No transcorrer da fermentação, o alcool se combina com o oxigênio do ar e se transforma em ácido e água

O característico gosto acre é proveniente do ácido acético,resultado da fermentação – processo no qual os álcoois se transformam em ácidos – levada a efeito através de um microorganismo denominado Acetobacter aceti. Está bacteria está normalmente presente no ar,razão pela qual o surgimento do vinagre, como já afirmamos antes, tenha provavelmente ocorrido por acaso.

Foi apenas em 1578, quase dez anos após o provável início da fabricação industrial do vinagre, que o processo químico que o produz foi corretamente explicado pelo microbiologista Hansen. Ele descreveu com precisão as três espécies de bactérias que atuam na formação do vinagre. Estas Bactérias consomem álcool e excretam ácido.

Muitos pensam que é a fermentação que dá ao produto final está propriedade curativa particular. Acham também que ela aumenta em muito os valores nutritivos do vinagre. Ainda que originalmente os alimentos tenham sido fermentados para impedi-los de apodrecer, o resultado desse processo dá sempre um gosto melhor do que o original,daí serem tantos os amantes das conservas ao vinagre.

Além do ácido acético, o vinagre possui os elementos nutritivos essenciais dos alimentos utilizados em sua fabricação. Por exemplo, o vinagre de maçã possui pectina,Betacaroteno e potássio. Alem disso, como afirmamos anteriormente, contém quantidades diversas de enzimas, formação de porteínas complexas.

Possui uma parte volátil que se evapora facilmente e através de seu odor (revelado quando ele é exposto ao ar) pode-se ter a idéia de sua qualidade. Recentemente, especialistas analisaram essa parte volátil do vinagre e encontraram 93 substâncias conhecidas e outras ainda não identificadas.

O vinagre de maçã adquire sua coloração amarelo-dourada por conta dos taninos que se soltam das membranas rompidas das células de maçãs frescas e maduras. Quando estes conservantes naturais e incolores entram em contato com o ar, eles se tornam de uma rica coloração dourada que é a mesmo do vinho de maçã (sidra) . Bronzeamento enzimático é o nome que os químicos dão a esse fenômeno.

Esse líquido maravilhoso, ainda cercado de mistérios, tem sido de uso constante ao longo dos tempos porque tem mostrado possuir uma enorme capacidade de cura diversos males que nos afligem.

Veja Tambem :
>>O que é o vinagre?
>>Como usar vinagre de maçã para(Diabetes,Queda de cabelos,hipertensão) e etc..
>>Compreendendo melhor o conceito pH

Nenhum comentário:

Postar um comentário